quarta-feira, maio 30, 2007

Pra deitar no travesseiro de verdade

Fico imaginando o que as pessoas fazem com tantos saquinhos plásticos que levam pra casa do mercado...
Acho que fazem como meu pai, amassam como bolinha de papel e jogam dentro de um outro saco plástico maior que abriga outros milhares desses dejetos.
Um dia, quando o saco parece que vai explodir, os mais engajados colocam os sacos na lata da reciclagem, e com isso deitam felizes em seus travesseiros achando que estão fazendo uma ótima ação: “eu ajudo o sujeito da cooperativa que separa o lixo e ainda ajudo o planeta! eu sou muito legal!“

Darvin, porque a seleção natural não leva em conta a inteligência (ou a falta dela)?

Reciclar lixo gasta energia, e nunca se recupera um material totalmente. Além do mais essa idéia de ajudar o catador de lixo é a maior balela. Os caras na verdade são super-explorados, é um absurdo esse esquema de cooperativa.

Se você quer ajudar mesmo, use o mínimo possível.
Sabe aquela embalagem de isopor que o cara da padaria coloca os frios? Peça pra ele colocar só no plastiquinho e depois que você usar esse plastiquinho, lave com água (economize que ela vai acabar em breve) e sabão e coloque seco na lata do lixo que vai pra reciclagem - o importante é o material que vai pra reciclagem estar livre de material orgânico pra poder ser reciclado, se não ele vai pro lixo comum e não adianta nada.

Os saquinhos... Você pode ir com uma sacola, mochila, carrinho de feira (seja criativo) e não usar nenhum.
Daí você vai me dizer: “mas eu uso na lixeira do banheiro“.
Caramba, precisa de muito papel higiênico pra encher tanto saquinho!

Inevitávelmente você terá que carregar esses malditos saquinhos pra casa, acredite em mim, eles são como pragas. Faça um teste, use todos os saquinhos que você já tem e depois disso, se faltar saquinho, você vai lá e embala todas as compras em saquinhos.

O importante é não deixar dejetos, pensa que cada vida deixa milhares de dejetos, se você deixar o menos possível por aqui, tanto melhor.

Isso não tem nada a ver com salvar a Terra do aquecimento global ou a putaqueopariu, acho mesmo que o planeta tá condenado, mas porra, será que se a gente tivesse um mínimo de consciência a sujeira não seria menor?

Ah, sabe todas aquelas latinhas de cerveja que você compra pra casa? Seria tão difícil assim usar cascos?