sexta-feira, junho 23, 2006

Sobre o transporte coletivo

Meu avô sempre ia regular o aparelho auditivo na Rua XV de Novembro. Nos últimos anos de vida dele, minha avó não confiava muito em deixá-lo ir sozinho com o aparelho na mão (e portanto não no ouvido) ao centro da cidade.

Eu era a mais velha e predileta neta do meu avô e também a pessoa desocupada da família, então sempre sobrava pra eu ir com meu avô de metrô à rua XV de Novembro regular o aparelho auditivo.

Toda vez eu reclamava por ele não querer entrar logo no primeiro trem, ele sempre queria esperar um vazio, e me contava a mesma história com aquele jeito carinhoso e o sotaque português dele... Mais ou menos assim:

"Quando eu tive tuberculose, tinha só 27 anos. Fiquei muito mal, sem resistência nenhuma. No começo foi difícil de me acostumar, não podia ficar muito tempo em pé ou andar rápído. Eu fui a ficar lento com a doença, lento, lento... Perdia muitos carros elétricos porque não podia ir em pé e me aborrecia muito com isso. Até um dia que percebi, atrás daquele carro vinha outro, e atrás daquele outro, vinha outro, e outro... Então, filha - ele calmamente me dizia - não te aflijas, atrás deste vem outro.”

Eu, com meus 17 irritados anos, não entendia tanta calma e ficava brava por ele prolongar a viagem.

Dez anos depois, me peguei contando essa história ao perder um ônibus. Percebi que gosto muito dela e que essa coisa de “atrás deste vem outro” é uma grande lição e vale pra quase tudo nesta vida.


Nesses dias em que eu "perco o ônibus", sinto uma saudade do tamanho de um bonde...

.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ia escrever uma gracinha, mas... é tão delicado esse post.
Queria até ficar em silêncio... Mas eu queria falar que venho aqui.
Então ficou essa bagunça!

Tenha um bom fim de semana!

6/24/2006 8:38 AM  
Blogger Carol Helena said...

Ah, agora fiquei curiosa...

Eu tive um bom final de semana, começou com meu aniversário sexta e termina agora com show da Lulina.

Espero que o seu tenha sido bom também!

6/25/2006 5:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô... acabei de ler sobre esse show... foi bom? Não conheço.

6/26/2006 9:19 AM  
Blogger Carol Helena said...

Então Ronaldo, o show foi incrível. Tem um link com umas músicas dela. Mas nem chega perto do que foi o show.... Foda.

Ah, como não tem comentários no seu blog, eu tenho que comentar aqui. O post do dia 23 de junho é o máximo. Tá entre aspas... Porque?

6/28/2006 3:13 PM  

Postar um comentário

<< Home