terça-feira, julho 11, 2006

Santa Clara clareai

Minha família vai pra Juquehy desde que Juquehy se escrevia só com “i”.
Juqueí.
Desde de o tempo em que ninguém tinha ouvido falar em juquehy e as crianças da minha escola diziam que eu era louca, eu saía mais cedo toda sexta-feira porque minha mãe ia me levar pro Juqueri.

Naquele tempo se levava de seis a nove horas de viagem, descendo pela Anchieta, passando pela balsa de Bertioga - “Qué cocada, amendoim, paçoca? Só cinco cruzeiros, qué?!” – atolando na estrada de terra, subindo o morro da Barra do Una com os pneus patinando... Tudo isso só pra ver o mar de Juquehy.

Não tinha TV e toda noite a gente jogava “O Loto” pra minha bisa ficar feliz e gritar “LINHA!!!” mesmo sem completar a linha, e dizer que alguém lhe roubou um feijão da cartela.

Quando chovia muito, e às vezes chovia por dias e dias, minha bisa inventava, e lá ia meu avô subir no telhado pra colocar um prato com ovos e farinha pra Santa Clara clarear.

Quando trovejava a minha bisa colocava um lenço na minha cabeça, um lenço na cabeça dela e me pegava no colo. A gente rezava um terço pra Santa Clara e um terço pra Nossa Senhora de Fátima pra que elas não deixassem que um raio nos partisse ao meio.

Eu me sinto um pouco mal em dizer, mas até hoje, eu morro de medo de tempestades e quando troveja ainda rezo pra Santa Clara clarear.

Esses últimos dias eu andei com medo, me senti em tempestades.
As pessoas à minha volta estão sob o efeito de raios, trovões, vento sul trazendo mágoas. Fico tentando achar uma solução, que pensando bem, não depende de mim.
É triste.

Então, eu estou aqui, esperando clarear, e até que tenho tido bons sinais, umas nuvens se dissipando... Mas eu pretendo continuar rezando pra Santa Clara clarear mais, e me dar muitos dias de sol porque eu bem que ando precisando que essa chuva vá embora de vez.

6 Comments:

Blogger Rodrigo Sommer said...

Putz...eu adoro vento sul.

7/11/2006 4:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

ó menina, tinha gostado tanto daquele post do bar... por que vc tirou? Andas inspirada, não é? E eu, bem, ando piradinha como sempre. Mas de um jeito saudável. Depois da febre a gente sempre reencontra um equilíbrio possível.

7/17/2006 10:35 PM  
Blogger Adriano Vannucchi said...

EI! Cadê o post???

7/18/2006 1:14 AM  
Blogger Carol Helena said...

Desculpa, tive que tirar, ando sonhando demais com meu avô. acho que ele lê meu blog!

7/18/2006 2:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Minha mãe chama por Santa Bárbara quando há tempestade. Eu imaginava que Santa Bárbara calaria o trovão. rsrsrsrsrsrrsrsrs

Espero que Santa Clara atenda seu pedido amiga símile. Beijos

7/18/2006 8:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Você teve uma infância católica? Escreve sobre isso!

:O)

Saudades, moça!

7/18/2006 8:38 AM  

Postar um comentário

<< Home