sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Escrevi isso em setembro do ano passado e nunca postei, deu vontade agora

Amigo ...

Sabe, a gente se fode na cozinha, se fode de verdade.

Não tô reclamando não, eu ando em lua de mel com a cozinha, é só que eu tava aqui pensando...
Tem que ser meio masoquista, no mínimo.
Dia desses eu sujei um prato de sangue de um corte. Uma idiotice na verdade, coisa besta, mas com isso me lembrei de uma história boa que (eu bem sei) já contei pra todos os amigos, mas amigo é pra essas coisas e vocês vão ter que ler:

Eu trabalhei num restaurante de uma chef uruguaia que além de roubar os funcionários é a pessoa mais porca, picareta e estúpida que já tive a infelicidade de conhecer.
Bem, rancores e desavenças a parte, na brigada desse restaurante haviam alguns cozinheiros que junto com ela tinham essa predileção por sujeira. O cara do garde manger era um desses, ele ia descascando os vegetais e jogando tudo pro lado de cima da tábua de corte. As cascas dos alimentos faziam montanhas que caíam prá trás das bancadas e pelo chão...
Uma coisa cinematográfica.
Lá pelas cinco da tarde, preparando a mis en place do jantar, Coco, o tal garde manger uruguaio, descascava cenouras e as passava na mandoline com rapidez (um fatiador de alimentos com uma faca muito bem afiada) até decepar parte do seu dedo mínimo e ir parar no hospital.
Ligaram do hospital perguntando pelo pedaço de dedo.
Procuramos pelo restolho de dedo por entre as cascas de alimentos na praça dele mas nada encontramos.
Lá pelas onze da noite, com o restaurante já prestes a fechar e a brigada faxinando a cozinha , a chef abaixa num canto, pega um treco e grita: "dedo de Cocoooo, miiira, deeeedo de Cooocooo!!! Bámos, andale, llame al hospitaaaal!!"